Hero noticias

Saúde do homem está em pauta durante todo o mês de novembro

Na campanha 'Novembro Azul' atenção especial para o câncer de próstata

Data de publicação: Segunda, 13/11/2017, 14:20h.

Internet Saúde do homem está em pauta durante todo o mês de novembro

É no mês de promoção da saúde do homem, ocasião da campanha ‘Novembro Azul’, que o câncer de próstata ganha uma atenção a mais. Ano passado a estimativa do INCA – Instituto Nacional do Câncer era de que 61 mil novos casos da doença surgiriam. O que vem colaborando para esse número elevado de novos casos é o diagnóstico tardio desse tipo de câncer. Homens com histórico familiar da doença e da raça negra têm até, três vezes mais riscos, de ter a doença. Segundo o urologista Aurus Dourado, o diagnóstico precoce é o melhor caminho para a cura. “Procurar o médico, realizar os exames e ter o diagnóstico o quanto antes, resulta em um alto índice de cura do câncer de próstata. Em muitos casos, quando o paciente chega ao médico, a doença já está em estado avanço, metástase, o que leva o paciente a óbito. Só ano passado 13 mil homens morreram por conta do câncer de próstata’, alerta Aurus.

Quando da descoberta do câncer de próstata ela costuma impactar o paciente, trazendo à tona uma série de inseguranças ao público masculino. A preocupação com o tratamento e cura da doença são algumas delas. Outra bem comum é a ansiedade quanto ao futuro da vida sexual do homem. A doença, que é resultante da reprodução de células da próstata de forma anormal, é mais comum em homens acima dos 50 anos – idade em que o desejo sexual também costuma ter uma queda. E é aí que entra outro grave problema: o tabu do homem.

Durante todo esse mês a campanha viabilizará os exames de PSA (antígeno prostático específico), feito para iniciar a investigação do aparecimento da doença, ultrassom e posteriormente, o toque retal.

Apesar de não existir um fator em específico que contribui para a prevenção do câncer de próstata, a manutenção de uma dieta equilibrada e a prática diária de atividades físicas ajuda na redução dos riscos do desenvolvimento do câncer de próstata. Uma vida mais saudável, sem cigarros e bebidas álcoolicas também podem ajudar na prevenção. A avaliação médica é outro item importante. Homens a partir de 50 anos devem procurar o médico especialista e assim avaliarem a necessidade de exames anuais. Isso porque a doença é silenciosa em muitos casos.

 


Fonte: Ascom AMB-PI



Mais notícias

AMB-PI apoia e participa do Simpósio do Dia Mundial do Rim
Quinta, 14 de Março de 2024, 15:23h

AMB-PI apoia e participa do Simpósio do Dia Mundial do Rim

Científico

AMB-PI participa de reunião para solução de problemas no HUT
Terça, 12 de Março de 2024, 17:17h

AMB-PI participa de reunião para solução de problemas no HUT

CRM-PI

Congresso da Rede de Urgência e Emergência tem a presença da AMB-PI
Quinta, 29 de Fevereiro de 2024, 14:13h

Congresso da Rede de Urgência e Emergência tem a presença da AMB-PI

Técnico-científico