Data de publicação: Sábado, 13/02/2016, 13:51h.
No Dia de Mobilização Nacional contra o Aedes Aegypti a Associação Médica Brasileira - Seccional PI participaou das ações executadas em Teresina. Todos estão empenhados em eliminar os focos, larvas e consequentemente o mosquito que é vetor de doenças como a dengue, a febre chikungunya, e o zika vírus. No último relatório epidemiológico divulado pela Secretaria de Saúde do Estado, no Piauí, há 112 casos suspeitos de microcefalia relacinados ao Zika Vírus. No combate ao mosquito o Governo Federal mobilizou todo o país. Aqui no Piauí a Ministra da Integração Racial, Nilma Lino, esteve na cidade acompanhando os trabalhos que estão sendo realizados no sentido de eliminar o aedes aegypi. Ela e Wellington Dias, Governador do PI, estiveram em espaços públicos, a exemplo do Shopping do Cidadão, no centro comercial da cidade, panfletando e conversando com as pessoas sobre a gravidade do problema e o grau de responsabilidade de toso os cidadão no combate ao mosquito. "Esse é um momento especial para o país e o governo federal. Hoje é um dia histórico de articulação dos governos estadual municipal e que o Exército irá orientar e informar a população sobre as formas de combater o mosquito", disse a ministra.
A mobilização acontece em três etapa e o dia nacional de esclarecimento é o primeiro deles. De 15 a 19 de fevereiro, ocorrerá o mutirão de erradicação de focos de proliferaçãoi do mosquito e descontaminação. Esta fase se desenvolverá junto à população da área urbana de maior risco de Teresina e o exército será empregado nessa ação. Depois ocorrerá a campanha de divulgação em escolas tb com a participação dos militares do exército. Nessa etapa escolas das redes públicas e privadas serão visitadas e os alunos e toda a comunidade escolar receberão informações a respeito da gravidade do zika vírus, dos males causados pelo mosquito e de como cada cidadão pode colaborar para vencer essa "guerra" contra o mosquito da dengue.
Para o Presidente da AMB-PI, Elisiário Cardoso Júnior, essa 'guerra' só será vencidad com a integração de todos. " Nesso momento somos uno. O mosquito Aedes Aegypti não escolhe casa, cor, posição social. Por isso precisamos unir forças nesse combate. A saúde pública do pa´s em risco e somos, nós, brasileiro, que podemos reverter esse cenário caótico", disse Elisiário.
campanha
Dia do Médico
Comemorações
XXX COMAPI