Data de publicação: Quinta, 25/06/2015, 17:43h.
O presidente da Associação Médica Brasileira Seccional Piauí, Elisiário Cardoso Júnior, foi convidado a participar de audiência na cidade de Parnaíba, a 340 Km de Teresina, nesta sexta-feira (26), a partir das 9 horas da manhã na Câmara Municipal de Parnaíba. A proposição da audiência é do deputado Dr. Hélio Oliveira (PTC). O assunto a ser discutido é a falta de acesso da população de Parnaíba e dos municípios circunvizinhos a tratamentos em especialidades médicas, como por exemplo a cirurgias ortopédicas, que estão deixando a desejar pelo SUS.
O debate sobre as questões de saúde na região de Parnaíba será travado com as autoridades municipais, com a finalidade de melhorar o atendimento, principalmente às famílias carentes, que dependem unicamente do SUS. Nesse aspecto, o presidente da AMB-PI disse que já tem relatos de médicos da região que reclamam do baixo repasse feito pelo SUS para custear os procedimentos cirúrgicos.
“Nossa contribuição será ouvir cada lado, buscar entendimento e encaminhamentos que nós da AMB-PI e o Conselho Regional de Medicina poderemos enumerar no sentido de encontrar soluções viáveis. Nós entendemos que a saúde é prioritária e a população não pode sofrer com a falta dela. O Governo há tempos tem congelado a tabela de valores de diversos procedimentos, o que não acompanha nem de longe os valores atuais da iniciativa privada”, explicou Elisiário Cardoso Júnior.
Outro assunto abordado é a grande procura de procedimentos no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), o único estadual e público de referência na região. O Governo do Estado tem feito uma série de melhoria na unidade de saúde, “mas é preciso que os demais setores da saúde pública dos demais municípios também invistam nos setores de urgência e emergência para não sobrecarregar o maior hospital público da região e que os recursos sejam constantes para o pleno funcionamento”, considera o presidente da AMB-PI.
Fonte: Assessoria AMB-PI
campanha
Dia do Médico
Comemorações
XXX COMAPI