Data de publicação: Sábado, 28/03/2015, 09:18h.
Mais de vinte palestras movimentaram a sexta-feira (27), no XIII Congresso Médico do Piauí. Após o sucesso da solenidade de abertura, que contou com a presença de muitas autoridades, dentre elas a do governador Wellingtons Dias, o evento passou a tratar de temas que estão no dia-a-dia das atividades dos médicos, bem como das inovações que estão surgindo em tratamentos, diagnósticos e estudos científicos nas mais variadas áreas.
Como no Piauí estamos vivendo um período de chuvas e é nesse momento que as doenças oportunas da estação aparecem com mais frequência, acometendo crianças, jovens, adultos e idosos, temas específicos foram tratados, como o “Manejo da Diarreia Aguda na Infância”, que atraiu a atenção dos congressistas. O pediatra, Antônio dos Santos Rocha Filho, médico conceituado da capital piauiense, destacou em sua oratória os procedimentos a serem adotados e a forma de diagnóstico para a diarreia e a disenteria que possam ter causas em outras patologias.
Outro momento bastante prestigiado foi a palestra do cardiologista Elisiário Cardoso Júnior, que tratou da “Hipertensão Arterial Sistêmica” como o desafio do milênio. Dados do DATA SUS apontam que no Brasil 400 mil pessoas morrem, por ano, vítimas de doenças relacionadas com a hipertensão arterial e que 33 milhões de brasileiros são hipertensos. Números alarmantes que desafiam o controle e o tratamento dessa doença, responsável pela maioria dos problemas cardíacos e AVC. Outro tema abordado na cardiologia neste segundo dia de congresso foi “Reanimação cardiorrespiratória cerebral”, ministrada pelo médico e professor Luiz Bezerra Neto. As mudanças de diagnóstico para identificação da patologia garantem maior precisão nos resultados, o que melhorou bastante identificação dos problemas. O médico deu muitas dicas aos congressistas para facilitar e agilizar a forma de salvar a vida de um paciente.
A programação seguiu até a noite com atividades direcionadas a médicos e acadêmicos. Neste sábado (28), os trabalhos serão iniciados com a apresentação de temas orais pelos estudantes de medicina e o dia seguirá com 24 palestras. O XIII Congresso Médico do Piauí e I Congresso Sampi (Sociedade dos Acadêmicos de Medicinas do Piauí) tem apoio do CRM-PI, SESAPI, FMS, IEFAP, UNICED, Unimed, FENAM, Óticas Diniz, Photo Studio Nilson Linhares, 3 Corações.
campanha
Dia do Médico
Comemorações
XXX COMAPI