Hero noticias

Futuro presidente da ASPIMED apresenta projetos para a entidade

Eleição será realizada na quinta-feira (28), a partir das 8 horas, na sede da Associação

Data de publicação: Terça, 26/08/2014, 12:00h.

Futuro presidente da ASPIMED apresenta projetos para a entidade Elisiário Cardoso assumirá gestão no triênio 2014-2017

Graduado em medicina pela UFPI, especialista em cardiologia pelo Hospital da Beneficência Portuguesa de São Paulo, especialista em arritmias cardíacas pelo INCOR-SP, especialista em cardiologia pela SBC-AMB e um dos professores fundadores da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual do Piauí.

O currículo e a forte atuação em defesa da categoria médica foram essenciais para a indicação unânime do cardiologista Elisiário Cardoso da Silva Júnior para concorrer à presidência da Associação Piauiense de Medicina. Na próxima quinta-feira (28), a ASPIMED realiza eleição com chapa única, fruto de um consenso entre os líderes das entidades médicas do estado acerca do nome que deverá assumir a responsabilidade pelos novos rumos da Associação no triênio 2014-2017.

A seguir, uma entrevista com o futuro presidente da ASPIMED:

ASPIMED – O senhor já foi diretor científico da Sociedade Brasileira de Cardiologia - Seccional Piauí, vindo a ocupar a presidência da SBC-PI posteriormente, também já foi presidente do Fundo de Aperfeiçoamento e Pesquisa em Cardiologia, delegado do Sindicato dos Médicos do Piauí junto à Federação Nacional dos Médicos, hoje é primeiro secretário do Conselho Regional de Medicina do Piauí e membro da diretoria nacional da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Como o senhor recebeu o convite para assumir mais essa responsabilidade?

Dr. Elisário – Esse convite é motivo de muito orgulho pra mim porque é de certa forma um reconhecimento pelo trabalho que venho desempenhando e pelo bom relacionamento que mantenho com meus pacientes e com meus pares. Além disso, havia uma carência de nomes. Tivemos uma grande perda, que foi o Dr. Felipe Pádua, muito bem sucedido pelo Dr. Salustiano, mas há uma carência de jovens líderes que se disponham a aderir à causa. Enfim, não era algo que eu imaginava, mas é motivo de muito orgulho.

ASPIMED – Como o senhor define a equipe, os demais membros da chapa?

Dr. Elisário – São pessoas jovens, sonhadoras como eu, que têm caráter científico. Eu agreguei novos valores, como, por exemplo, o Dr. Daniel França, que é meu vice e que tem feito trabalho extraordinário como professor, médico e pesquisador.

ASPIMED – O senhor fez uma excelente gestão à frente da Sociedade de Cardiologia, garantiu sede própria à entidade, fez o jornal informativo e o maior congresso na área já realizado no Piauí até então. O que os associados da ASPIMED podem esperar nos próximos três anos?

Dr. Elisário – Eu tenho muitos planos. A minha primeira ação vai ser preparar o terreno para realizar o nosso congresso. Quero reativar o Congresso Médico do Piauí, interiorizar a Associação, reativar as regionais, fazer encontros regionais, aumentar o leque de cursos oferecidos atualmente. Propagar a ideia do associativismo e dar publicidade às ações da ASPIMED para agregar mais associados. Reativar o Clube do Médico. Meu sonho é fazer uma nova sede da ASPIMED, com auditório, com restaurante. Um local de cunho científico e ao mesmo tempo de congraçamento.

ASPIMED – Como deve ser o relacionamento com as sociedades de especialidades?

Dr. Elisário – A ASPIMED é a mãe, a célula mater de todas as sociedades de especialidades. Vamos chamar todas elas para dialogar, ver o que a ASPIMED pode fazer por cada sociedade. Além disso, fortalecer a Sociedade de Acadêmicos de Medicina do Piauí. Fazer eventos em conjunto, promover campanhas junto à comunidade em datas alusivas, como dia do colesterol, dia da hipertensão, dia do combate ao tabagismo, dia de estímulo à atividade física. Valorizar essa geração nova. A anterior vai nos dar muita experiência, estão no conselho diretor, mas a ideia é pegar essa geração nova com muita garra e preparar congressos, cursos, fazer uma gestão muito vibrante, dinâmica.

ASPIMED – Como a Associação vai atuar frente às bandeiras de luta da categoria?

Dr. Elisário – A Associação já tem uma posição bem definida, de contraponto ao Programa Mais Médicos, de contraponto ao governo federal por não querer aprovar o Ato Médico, por não querer fazer a Lei da Carreira Médica. Vamos agir, vamos a Brasília, vamos batalhar. Somos totalmente contra a privatização e a terceirização do sistema público de saúde.

ASPIMED – O que o senhor teria a dizer para a comunidade médica do Piauí?

Dr. Elisário – Espero contar com o apoio de todos para fazermos um trabalho em conjunto em prol da valorização do médico, principalmente nesse momento em que a classe está sendo tão vilipendiada pelos órgãos governamentais. Para que a classe médica possa se unir e combater o inimigo.


Fonte: ASPIMED



Mais notícias

AMB-PI alerta sobre os riscos do câncer de próstata
Sexta, 08 de Novembro de 2024, 12:51h

AMB-PI alerta sobre os riscos do câncer de próstata

campanha

Presidente da AMB-PI homenageia médicas com flores
Sexta, 18 de Outubro de 2024, 13:04h

Presidente da AMB-PI homenageia médicas com flores

Dia do Médico

Parabéns as todos os médicos - 18 de outubro - Dia do Médico
Sexta, 18 de Outubro de 2024, 12:52h

Parabéns as todos os médicos - 18 de outubro - Dia do Médico

Comemorações

AMB-PI agraciou personalidades médicas com a Medalha São Lucas
Segunda, 16 de Setembro de 2024, 10:19h

AMB-PI agraciou personalidades médicas com a Medalha São Lucas

XXX COMAPI