Data de publicação: Sexta, 25/04/2014, 12:07h.
Por 17 votos a 1, a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou o nome da advogada Simone Sanches Freire para o cargo de diretora da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), instituição que atua na regulação dos planos de saúde. Indicada pela Presidência da República, Simone é atualmente diretora-adjunta de Gestão do órgão. A indicação segue agora para o Plenário em regime de urgência.
Durante a sabatina conduzida pelo presidente do colegiado, senador Waldemir Moka (PMDB-MS), Simone afirmou que a ANS vem continuadamente aperfeiçoando seus processos de trabalho, mas que um dos grandes desafios é justamente aprimorar as ações do órgão na área de fiscalização.
A demora para agendar consultas, segundo o senador Cyro Miranda (PSDB-GO), é hoje a maior queixa de usuários de planos de saúde. Resolução da ANS de dezembro de 2011 fixou prazo máximo para a marcação de consultas, exames e cirurgias. Para consultas básicas, como pediatria, ginecologia e obstetrícia, o prazo máximo é de sete dias. Segundo Cyro, esses prazos não vêm sendo respeitados.
"A estipulação do prazo máximo de atendimento foi uma vitória para os beneficiários. A reclamação do consumidor é o insumo das nossas ações", ponderou a indicada.
O senador Jayme Campos (DEM-MT) questionou quais ações podem ser tomadas pela ANS para ajudar a melhorar as relações entre os planos de saúde e os prestadores de serviços. "A agência trabalha deixando uma margem de negociação entre as pessoas. Estamos com um grupo trabalhando em um normativo que incentive boas práticas entre operadoras de plano de saúde e prestadores", disse Simone.
Fonte: FENAM com informações da Agência Senado
campanha
Dia do Médico
Comemorações
XXX COMAPI