Hero noticias

Médicos saem às ruas para protestar

Categoria inicia cronograma de protestos no Dia Mundial da Saúde

Data de publicação: Sábado, 05/04/2014, 10:59h.

Médicos saem às ruas para protestar

A partir de segunda-feira, 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, a categoria médica se mobilizará em todo o país, intensificando a luta em defesa da qualificação da assistência aos pacientes e da valorização do trabalho dos profissionais. O movimento se desdobrará em atividades que protestam contra abusos e omissões que afetam tanto a rede pública quanto suplementar de atendimento. As ações estão sendo organizadas nos estados por comissões compostas por representantes dos conselhos de medicina, associações, sociedades de especialidades e sindicatos médicos. 

Os médicos entendem que esse é o caminho para chamar a atenção da sociedade e das autoridades para os problemas que afetam a saúde, eleita pelos brasileiros como tema que deve ser tratado como prioridade em 2014. No caso da saúde suplementar, a reivindicação é pela recomposição de honorários, o fim da intervenção antiética das operadoras na autonomia profissional e a readequação da rede credenciada, para que seja garantido o acesso pleno e digno dos pacientes à assistência contratada. 

No setor público, os protestos pedem mais recursos para o setor, com reajuste imediato da Tabela SUS e a aprovação do Projeto de Lei de Iniciativa Popular Saúde+10, que pede a vinculação de 10% da receita bruta da União à saúde (PLP 321/2013). Também é reivindicada a criação de uma carreira pública e a desprecarização do trabalho médico. Os profissionais exigem realização de concurso público com salário adequado; plano de cargos, carreira e vencimentos; maior financiamento para a saúde; melhores condições de trabalho; e atendimento adequado para a população. 

“Será um movimento geral pela melhoria da saúde da população. No caso da saúde suplementar, vamos advertir as operadoras, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e ao próprio governo que os médicos estão impacientes. Não queremos prejudicar o paciente, por isso queremos que o governo se posicione na defesa da população e dos profissionais de saúde”, defende o coordenador da Comissão Nacional de Saúde Suplementar (Comsu) e 2º vice-presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Aloísio Tibiriçá. 


Fonte: FENAM



Mais notícias

AMB-PI alerta sobre os riscos do câncer de próstata
Sexta, 08 de Novembro de 2024, 12:51h

AMB-PI alerta sobre os riscos do câncer de próstata

campanha

Presidente da AMB-PI homenageia médicas com flores
Sexta, 18 de Outubro de 2024, 13:04h

Presidente da AMB-PI homenageia médicas com flores

Dia do Médico

Parabéns as todos os médicos - 18 de outubro - Dia do Médico
Sexta, 18 de Outubro de 2024, 12:52h

Parabéns as todos os médicos - 18 de outubro - Dia do Médico

Comemorações

AMB-PI agraciou personalidades médicas com a Medalha São Lucas
Segunda, 16 de Setembro de 2024, 10:19h

AMB-PI agraciou personalidades médicas com a Medalha São Lucas

XXX COMAPI