Data de publicação: Terça, 01/04/2014, 13:53h.
A saúde é o maior problema do Brasil, de acordo com pesquisa Datafolha, realizada com 2.109 entrevistados em todo o País. Entre as preocupações do brasileiro, saúde foi apontada por 45% das pessoas. A violência ficou em segundo lugar (18%), seguida por corrupção (10%) e educação (8%).
"Em 2003, a maior preocupação era com o desemprego. Mas com a recuperação do País, a gente percebe que desemprego, fome e miséria vão diminuindo e cresce significativamente a preocupação com saúde", disse Mauro Paulino, diretor-geral do Datafolha, durante apresentação da pesquisa.
Na pesquisa, o sistema de saúde foi avaliado como ruim ou péssimo por 56%. A avaliação da maioria é que a causa do problema é a falta de médicos e enfermeiros e a qualidade do atendimento: 39% afirmaram que é preciso contratar mais médicos.
Insatisfação tanto no público quanto no privado
Nas maiores cidades, a avaliação negativa da saúde foi de 62% dos entrevistados. Entre aqueles que têm plano de saúde privado - 27% dos entrevistados- , 70% avaliaram de forma negativa.
"O resultado não se refere apenas à saúde pública. A população tem se tornado mais seletiva e mais crítica inclusive com o sistema privado", disse Paulino.
Desde 2008, a saúde é apontada como a maior preocupação do brasileiro. No ano passado, 48% dos entrevistados classificou a saúde como o maior problema do País. Paulino afirma que a pequena redução do índice pode estar relacionada com a aprovação do programa Mais Médicos.
Fonte: FENAM com informações da Folha SP
campanha
Dia do Médico
Comemorações
XXX COMAPI