Data de publicação: Sexta, 21/03/2014, 09:23h.
A Comissão de Assuntos Sociais decidiu formar um grupo de trabalho formado por representantes do setor de pesquisas médicas para que em 60 dias sejam apresentadas soluções para modernizar o processo de pesquisas clínicas de novos medicamentos.
Foi o que informou em pronunciamento no Plenário a senadora Ana Amélia (PP-RS), que participou do debate na Comissão. Ela acrescentou que do grupo de trabalho pode sair também um anteprojeto para uma proposta que estabeleça um marco regulatório para pesquisas clínicas.
A senadora lamentou que os pesquisadores enfrentem problemas de burocracia. Só no ano passado, segundo Ana Amélia, 112 estudos que poderiam beneficiar pacientes com câncer e com Aids deixaram de ser feitos no país por limitações burocráticas.
"Enquanto um projeto é avaliado pelas autoridades americanas, britânicas ou francesas em três ou quatro meses, ou um mês na Austrália, no Brasil o prazo médio salta para 10 ou 14 meses. Só depois da aprovação, é feita a convocação de participantes. Isso significa que, mesmo com o envolvimento de relevantes entidades de diversos países, o Brasil fica fora da participação em importantes iniciativas científicas na área da saúde", frisou a senadora.
Fonte: Agência Senado
campanha
Dia do Médico
Comemorações
XXX COMAPI