Data de publicação: Sexta, 10/01/2014, 12:15h.
A edição 227 do Jornal Medicina está disponível para leitura on line e tem como destaque a pressão do Governo Federal para adesão das universidades à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Reitores e professores têm sofrido com ameaças veladas e a Procuradoria Geral da República afirma que a Ebserh nasceu imersa em agressões à legislação e tem deixado como rastro situações que, em última análise, ferem sobretudo os interesses de pacientes brasileiros.
O gasto de R$ 7,2 milhões dos cofres públicos para a compra de tablets subutilizados pelo Mais Médicos também é pauta desta edição. Sem internet sem fio (Wi-Fi) nos locais onde trabalham, profissionais do programa não conseguem usar recursos oferecidos no tablet doado pelo Ministério da Saúde. Sobre o Mais Médicos, também o Tribunal de Contas da União aponta ilegalidades em ações do governo.
O jornal traz ainda alerta do Conselho Federal de Medicina (CFM) para o risco de desqualificação da formação com a abertura de milhares de vagas sem condições mínimas de infraestrutura e sem corpo docente; caos nas emergências de hospitais do Rio de Janeiro e protestos de médicos em Andaraí (RJ); crise das Santas Casas; debates sobre rumos da especialidade Medicina de Família e Comunidade; e campanha do Ministério Público com o CFM incentivando a busca por crianças e jovens desaparecidos. As entidades lutam contra mito de que é necessário aguardar prazo de 24 horas.
Clique aqui para ler esses e outros temas abordados na edição 227
Fonte: CFM
campanha
Dia do Médico
Comemorações
XXX COMAPI