Data de publicação: Quarta, 18/12/2013, 13:37h.
O presidente do Conselho Regional de Medicina do Piauí, Emmanuel Fontes, declarou que a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Universitário não está recebendo pacientes. A decisão foi tomada para que sejam cumpridas as medidas emergenciais exigidas no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).
"São ações necessárias para que o hospital não feche. Muita coisa precisa ser feita, mas as medidas mais urgentes para suprir a demanda estão sendo encaminhadas. As ações que envolvem licitação têm o prazo de 30 dias para serem cumpridas", explicou o médico.
O acordo a ser cumprido inclui um escalonamento de plantão fixo de médicos na UTI, dada a insuficiência de profissionais para a demanda. Atualmente, segundo o presidente do CRM, há sete pacientes internados na UTI, já estabilizados. "Não vamos receber mais pacientes para poder organizar a casa", completou.
Em 90 dias, o HU terá de promover licitação para melhorias na UTI. Três dos médicos que pediram demissão do hospital protocolaram denúncia junto ao CRM, que entende que mudanças são necessárias para evitar um caos no atendimento ao público.
A fiscalização do CRM apontou como principal problema a falta de profissionais suficientes na UTI do HU. Um processo seletivo foi aberto para contratação temporária de oito médicos, que devem assumir os postos no dia 6 de janeiro de 2014. O aviso prévio dos três médicos que protocolaram a denúncia no Conselho termina dia 29 de dezembro.
Fonte: Portal Cidade Verde
campanha
Dia do Médico
Comemorações
XXX COMAPI