Data de publicação: Quarta, 11/12/2013, 09:57h.
O Conselho Regional de Medicina do Piauí visitou as instalações da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Universitário (HU), ligado à Universidade Federal do Piauí, após terem sido protocoladas denúncias de três médicos que trabalham no local sobre irregularidades, o que motivou o pedido de desligamentos desses profissionais.
O departamento de fiscalização do Conselho vistoriou a UTI, ouviu profissionais de saúde no local e constatou algumas situações graves, que ainda estão sendo analisadas em um processo já instaurado. Diante disso, o departamento solicitou uma série de providências e documentos a serem apresentados pela direção clínica da UTI do HU, estabelecendo prazo de 72 horas para o seu cumprimento, o qual se encerra nesta quinta-feira (12).
O CRM também comunicou a situação e o prazo acima estipulado para o Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual e Vigilância Sanitária, no intuito de que esses órgãos também venham a adotar providências para sanar o problema e resguardar a população, que poderá ficar desassistida, uma vez que o aviso prévio dos três médicos que pediram desligamento encerra-se no dia 29 de dezembro.
Dentre as denúncias registradas no CRM estão o número insuficiente de equipes de plantonistas para atender aos pacientes, bem como de médicos em determinadas especialidades.
Fonte: CRM-PI
campanha
Dia do Médico
Comemorações
XXX COMAPI