Hero noticias

ALEPI levará reivindicações à vice-presidência da República

Documento das entidades médicas foi aprovado pelo plenário da Assembleia

Data de publicação: Terça, 13/08/2013, 10:57h.

ALEPI levará reivindicações à vice-presidência da República Médicos e acadêmicos lotaram auditório durante audiência com deputados

Um ofício redigido pela Sociedade de Acadêmicos de Medicina do Piauí (SAMPI), Associação Piauiense de Medicina (ASPIMED), Conselho Regional (CRM/PI) e Sindicato dos Médicos (SIMEPI) será entregue ao vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), pela Assembleia Legislativa do Piauí. O envio do documento foi aprovado pelo plenário da ALEPI nesta terça-feira (13). O presidente da Casa, deputado Themístocles Sampaio (PMDB), garantiu que entregará as reivindicações em nome de todos os deputados, não só ao vice-presidente, mas também à Câmara Federal e ao Senado.

O ofício foi elaborado durante audiência pública realizada ontem (12), no Cine Teatro da Assembleia, com a presença de médicos, acadêmicos, professores e residentes. Por duas horas, os parlamentares ouviram os argumentos da categoria contra a Medida Provisória 621/2013 do Governo Federal, que institui o Programa Mais Médicos, e os vetos da presidente Dilma Rousseff à Lei do Ato Médico.

Na oportunidade, o presidente do CRM/PI, Júlio César Ayres, pediu o apoio do Poder Legislativo. “Nossa intenção é, acima de tudo, defender a sociedade brasileira que precisa de uma saúde pública de qualidade. Para que isso aconteça, reivindicamos: carreira médica e boa infraestrutura nos hospitais públicos com uma gestão administrativa competente, além de uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiros, nutricionistas e fisioterapeutas concursados”, declarou.  

O presidente da ASPIMED, Salustiano Moura, criticou a decisão do governo de trazer médicos formados no exterior sem a devida revalidação dos diplomas. O presidente da SAMPI, Wilton Filho, disse que os estudantes não vão aceitar a atual situação imposta pela presidente Dilma Rousseff. “Nós somos o presente e o futuro da medicina e não vamos aceitar o que estão fazendo com os médicos e estudantes”, frisou.

“Só existe uma maneira de fixar o médico no interior, com a realização de concurso público e implantando uma carreira médica Federal”, salientou a representante do SIMEPI, Lúcia Santos.

A categoria recebeu o apoio dos deputados Mardem Menezes (PSDB); Deusimar Brito, o Tererê (PSDB); Amparo Paes Landim (PSD), Flora Izabel (PT) e do Secretário Municipal de Saúde, Nóe Fortes.


Fonte: ASPIMED com informações do CRM/PI e Simepi



Mais notícias

AMB-PI alerta sobre os riscos do câncer de próstata
Sexta, 08 de Novembro de 2024, 12:51h

AMB-PI alerta sobre os riscos do câncer de próstata

campanha

Presidente da AMB-PI homenageia médicas com flores
Sexta, 18 de Outubro de 2024, 13:04h

Presidente da AMB-PI homenageia médicas com flores

Dia do Médico

Parabéns as todos os médicos - 18 de outubro - Dia do Médico
Sexta, 18 de Outubro de 2024, 12:52h

Parabéns as todos os médicos - 18 de outubro - Dia do Médico

Comemorações

AMB-PI agraciou personalidades médicas com a Medalha São Lucas
Segunda, 16 de Setembro de 2024, 10:19h

AMB-PI agraciou personalidades médicas com a Medalha São Lucas

XXX COMAPI