Data de publicação: Terça, 18/06/2013, 10:55h.
Está definido o roteiro da 3ª Viagem Cultural da AMB, a ser realizada este ano sob a coordenação da diretoria Cultural: será para Israel e Jordânia, de 29 de novembro a 10 de dezembro.
Além dos lugares considerados sagrados em Israel para as três principais religiões monoteístas – judaísmo, islamismo e cristianismo – o roteiro inclui também visita à cidade de Petra, na Jordânia, civilização dos nabateus, incluindo Al-Khazneh, considerada uma das 7 maravilhas do mundo moderno e cenário para vários filmes, como Indiana Jones.
“Esse roteiro foi escolhido pelos integrantes da 1ª Viagem, realizada à Grécia, em 2011, e ratificado pelos participantes do cruzeiro marítimo, durante a 2ª Viagem Cultural à América do Sul, no final do ano passado. Ou seja, é um roteiro desejado por todos e esperamos proporcionar um agradável passeio a esses lugares de incontestável riqueza cultural e fé religiosa”, diz Hélio Barroso dos Reis, diretor Cultural da AMB.
Em Israel, a viagem prevê visitas aos principais lugares religiosos como Nazaré, na região da Galileia, onde Jesus passou a maior parte de sua vida. Bem próximos, em Tiberíades, no vale de Jezreel e ao redor do Mar da Galileia, encontram-se muitos outros locais de visitas: Canaã, local do primeiro milagre, onde Jesus transformou água em vinho; Tabgha, onde ocorreu o milagre da multiplicação dos pães e peixes; Cafarnaum, local em que viveu o apóstolo Pedro; os Montes Tabor, da Tentação e das Bem Aventuranças, sítios bíblicos onde ocorreram, respectivamente, a transfiguração, a tentação a Jesus e o sermão da montanha. Jericó, a cidade mais antiga do mundo, com achados que remontam nove mil anos, também faz parte do roteiro, assim como o Mar Morto, o ponto mais baixo da terra, a 416 metros do nível do mar. Na região também estão incluídas visitas às belezas arqueológicas de Qumran, onde foram encontrados os manuscritos do Mar Morto, e a fortaleza de Massada, lugar de resistência judaica, seguido de morte coletiva na luta contra os romanos em 73 A.c.
A região seguinte inclui Jerusalém e visita aos principais locais sagrados para judeus, cristãos e muçulmanos. A Via Dolorosa, considerada o caminho de Jesus para a morte, e suas 14 estações, sendo que nas últimas cinco encontram-se a Igreja do Santo Sepulcro e os locais da crucificação e ressurreição. E ainda os lugares santos para judeus e muçulmanos: o Muro das Lamentações, o Monte do Templo, o Domo da Rocha e a Mesquita de Al-Aqsa. Ainda em Jerusalém estão previstas visitas ao Museu de Israel, que abriga os manuscritos do Mar Morto encontrados em Qumran e ao Yad Vashem, museu em memória às vítimas do holocausto nazista, além de visitas aos bairros muçulmano, judeu e mercado árabe. O roteiro inclui ainda Belém e a Igreja da Natividade, construída no local da manjedoura onde Jesus nasceu.
Informações detalhadas sobre o roteiro, preços e formas de pagamento podem ser obtidas com a MARK TRAVEL TURISMO, empresa responsável pela sua comercialização: (11) 3111-1852 ou pelo e-mail [email protected] com a Srª Solange.
Fonte: AMB
campanha
Dia do Médico
Comemorações
XXX COMAPI