Data de publicação: Quinta, 07/02/2013, 23:23h.
A partir de 14 de fevereiro, a população poderá visitar no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, a carreta Casa + Segura e interagir com ambientes que simulam os perigos encontrados em uma residência. O projeto, promovido pela Associação Médica Brasileira (AMB), tem como objetivo reduzir o número de acidentes domésticos.
“Esse tipo de ocorrência vitima especialmente os extremos da idade: crianças e idosos. Os números disponíveis são subestimados, pois a maioria não é notificada”, alerta Florentino Cardoso, presidente da AMB. “Muitos cuidados básicos podem evitar problemas importantes. Por exemplo, um tropeção em um tapete mal posicionado, cabos de panelas voltados para fora no fogão, escadas mal iluminadas, brinquedos espalhados. Na Casa + Segura, teremos instrutores acompanhando os visitantes e informando sobre prevenção. Em primeiro lugar, queremos oferecer boas dicas para que o cidadão garanta seu bem-estar. Tudo isso também tem um enorme impacto no custo da saúde, daí outro ponto de relevância dessa ação da AMB”.
Duas carretas foram unidas com área total de 38 m2 e sete cômodos foram transformados para mostrar como pequenos descuidos podem provocar graves acidentes. O projeto ficará aberto até 28 de fevereiro na Arena de Eventos (Portão 10 do Parque do Ibirapuera), das 8h às 18h. A entrada é gratuita. As pessoas que visitarem o local receberão uma cartilha com informações sobre segurança e prevenção.
O Projeto Casa+Segura é um dos focos de atuação da Comissão de Prevenção a Acidentes Domésticos da AMB. É apoiado pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo e patrocinado pela Qualicorp, Ford, Hospital Sírio Libanês e Nebacetin/Neba-Sept.
Fonte: AMB
campanha
Dia do Médico
Comemorações
XXX COMAPI