Data de publicação: Quinta, 27/12/2012, 19:11h.
A Agência Nacional de Saúde (ANS) divulgou o àndice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS), calculado a partir de indicadores definidos pela própria Agência. O número de operadoras que receberam as melhores notas aumentou, mas ainda há diversas empresas que não prestam um bom atendimento aos clientes.
Dentre os fatores avaliados está a satisfação do cliente e a estrutura da operadora: o número de médicos; a situação financeira, ou seja, se a empresa paga seus fornecedores e prestadores de serviço; e indicadores clínicos, como número de partos normais e mamografias, que mostram a qualidade do atendimento.
A conclusão da ANS é que o setor não é ótimo, mas vem melhorando desde 2008. As notas divulgadas são de 2011 e vão de 0 a 1. Em 2008, 358 operadoras estavam no grupo das notas mais baixas - tiraram menos de 0,2. Em 2011, o grupo das piores encolheu e tinha 38 empresas.
Nesse período também aumentou bastante o número de usuários de planos de saúde e diminui o número de operadoras. De acordo com a ANS, isso aconteceu exatamente pela fiscalização e descredenciamento de planos mal avaliados. Só em 2011, 150 operadoras foram canceladas.
Através do endereço http://www.ans.gov.br/index.php/espaco-da-qualidade/programa-de-qualificacao-de-operadoras# é possível comparar as avaliações das operadoras pela internet. A Unimed Teresina, por exemplo, obteve IDSS igual a 0,5182, sendo superada pelo Hapvida, com 0,5855, e pelo Medplan, com 0,6413, e pelo Geap, com 0,5715. Humana marcou 0,7358 de IDSS.
campanha
Dia do Médico
Comemorações
XXX COMAPI