Hero noticias

União e conquistas são motivo de comemoração para médicos

União e conquistas são motivo de comemoração para médicos

Data de publicação: Quinta, 27/12/2012, 19:06h.

Os médicos têm razões, sim, para celebrar o seu dia (18 de outubro). Nos últimos anos, a categoria mostrou força com grandes mobilizações em todo o paí­s. Unidos, buscam melhorias nas condições de trabalho, financiamento adequado para o setor e qualificação da assistência. São reconhecidos pela forma inovadora como se dedicam à  análise de temas complexos, dando parâmetros importantes para todos. Relembramos parte dessa trajetória de avanços e conquistas, ainda longe do fim:

Profissão caracterizada pela credibilidade

A maioria dos brasileiros avalia o atendimento do último médico visitado como excelente ou muito bom (57%). Na rede  pública de assistência, 50% dos pacientes consideraram o atendimento  excelente ou muito bom. No grupo dos que consultam médicos credenciados a planos de saú de, 70% sustentam essa  avaliação. Quando o atendimento é particular, o à­ndice sobe para 73%.

Estes são os números indicados no relatório final de pesquisa realizada no Brasil  pelo Ibope Inteligência  entre agosto e setembro de 2011, em parceria com a Worldwide  Independent Network Research (WIN).

Sobre a confiança, o médico está na terceira profissão com mais credibilidade no mundo (84%), atrás apenas dos bombeiros e  carteiros – dados coletados de pesquisa realizada pelo instituto alemão GFK em 19 paí­ses. No Brasil, os médicos  apontaram uma média  ainda melhor: 87% dos  brasileiros dizem confiar  no seu médico.

Campanha exige melhor assistência

Chamar a atenção da sociedade, em especial dos gestores e dos tomadores de decisão, para a importância de valorizar a medicina e a assistência em saúde no Brasil. Esse é o mote da campanha preparada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pelos conselhos regionais para marcar o mês de outubro, no qual se comemora o Dia do Médico. A iniciativa é mais uma etapa na luta em busca de maior reconhecimento para o trabalho realizado por cerca de 380 mil profissionais em todo o paí­s.

A campanha deste ano inclui a instalação de peças publicitárias em aeroportos, ônibus urbanos e outdoors. Também estão previstas inserções em emissoras de rádio e TV com spots e ví­deos especialmente produzidos sobre o tema. A veiculação ocorrerá durante todo o mês de outubro.

Mas a ação dos médicos não ficará restrita à  publicidade. Ao longo do mês, os lí­deres da categoria em ní­vel federal e nos estados conduzirão ações que pretendem colocar a valorização da medicina e da saúde no foco das atenções.

Categoria reafirma compromisso social

“No Dia do Médico reafirmamos nosso compromisso com a sociedade que nos acolhe: lutar pela qualidade da atenção à  saúde”, aponta Roberto Luiz d'Avila, presidente do CFM. A participação da categoria médica foi especialmente expressiva no debate junto à  sociedade e ao poder constituinte no cenário de elaboração da Constituição Federal de 1988. A criação e o estabelecimento do SUS foi o ápice de uma luta para a conquista, pelo povo brasileiro, de um sistema que encerra os princí­pios da universalidade, equidade e integralidade. 

Ainda são muitos, porém, os problemas e os desafios do setor. Mas os médicos brasileiros seguem tendo papel importante na busca de soluções para tais questões. Entre os maiores entraves, estão a desigual distribuição de profissionais pelo território brasileiro e entre os setores privado e público, além do subfinanciamento do SUS e sua falta de infraestrutura.

Médicos de 19 estados foram à s ruas em 25 de outubro de 2011 por melhores condições de trabalho no SUS. Este ano, também os médicos federais de todas as regiões do paí­s paralisaram suas atividades para protestar contra a MP 568/12, que diminuí­a quase pela metade o salário do profissional.

Na área da saúde suplementar, os médicos também lutam por regras claras para a fixação de contratos entre as operadoras. A organização do Dia Nacional de Advertência aos Planos de Saúde resulta da mobilização permanente dos médicos que ao longo de 24 meses convocaram quatro grandes protestos: no ano passado, em 7 de abril e em 21 de setembro; em 2012, em 25 de abril, e o protesto deste mês de outubro.

FONTE: Portal do CFM



Mais notícias

AMB-PI alerta sobre os riscos do câncer de próstata
Sexta, 08 de Novembro de 2024, 12:51h

AMB-PI alerta sobre os riscos do câncer de próstata

campanha

Presidente da AMB-PI homenageia médicas com flores
Sexta, 18 de Outubro de 2024, 13:04h

Presidente da AMB-PI homenageia médicas com flores

Dia do Médico

Parabéns as todos os médicos - 18 de outubro - Dia do Médico
Sexta, 18 de Outubro de 2024, 12:52h

Parabéns as todos os médicos - 18 de outubro - Dia do Médico

Comemorações

AMB-PI agraciou personalidades médicas com a Medalha São Lucas
Segunda, 16 de Setembro de 2024, 10:19h

AMB-PI agraciou personalidades médicas com a Medalha São Lucas

XXX COMAPI