Data de publicação: Quinta, 27/12/2012, 19:04h.
Começa na próxima quarta-feira, dia 10 de outubro, a paralisação deflagrada pelos médicos por melhorias em relação aos planos de saúde. No último dia 2 de outubro, a Comissão Estadual de Honorários Médicos, presidida pelo Dr. Samuel Rego, esteve reunida com presidentes de sociedades de especialidades médicas e decidiu suspender o atendimento a usuários de planos de saúde em procedimentos eletivos no período de 10 a 14 de outubro.
Entre os dias 10 e 25 de outubro, os médicos de todo o país participarão de protesto nacional contra os abusos cometidos pelos planos e seguros de saúde. O movimento está sendo coordenado pelas entidades regionais, com o apoio institucional do Conselho Federal de Medicina (CFM), Associação Médica Brasileira (AMB) e Federação Nacional dos Médicos (Fenam).
O movimento médico brasileiro tem buscado incessantemente o diálogo com as empresas da área de saúde suplementar, mas os avanços ainda são insatisfatórios. Este novo protesto nacional se insere num contexto de críticas crescentes de pacientes e profissionais.
Veja quais estratégias serão utilizadas em vários estados:
BAHIA – No estado, o protesto contra os planos de saúde terá início no dia 10, com término em 19 de outubro. Serão atingidas as operadoras que não negociaram, não cumpriram acordos ou que apresentaram propostas irrisórias.
MATO GROSSO DO SUL – Em assembleia realizada no último dia 26 de setembro, as sociedades de especialidades e a Comissão de Honorários Médicos do estado decidiram pela suspensão do atendimento a consultas e procedimentos eletivos por meio de planos de saúde entre os dias 10 e 17 de outubro.
MINAS GERAIS – Entre os dias 10 e 18 de outubro os profissionais suspenderão atendimentos eletivos. Durante o período, o atendimento será realizado através de cobrança direta ao paciente, praticando os valores de procedimentos tendo como referência a CBHPM 2011 e consulta sugerida de R$ 80,00. Com os recibos, os pacientes poderão pedir reembolso.
PARANí – Em razão da irregularidade contratual, os médicos suspenderão o atendimento à s operadoras de saúde pelo prazo de 15 dias, iniciando no próximo dia 10 de outubro. Durante o período, a cobrança das consultas e procedimentos eletivos será realizada diretamente do paciente, que receberá recibo para solicitar reembolso. Todos os atendimentos de urgência e emergência serão mantidos sem quaisquer modificações.
PERNAMBUCO – Entre os dias 8 e 14 de outubro, o movimento médico de Pernambuco dará início à divulgação das causas do movimento, com ato público no dia 10. Na semana seguinte, de 16 a 19, serão paralisados os atendimentos a alguns planos do estado (planos-alvo).
RIO GRANDE DO SUL – A Comissão Estadual de Honorários Médicos informou ter realizado diversas reuniões com representantes das operadoras de planos de saúde, mas que as respostas estão aquém das reivindicações. Por isso, no dia 1º de outubro será realizada assembleia geral dos médicos para definir período e formato do protesto de outubro.
RONDí”NIA – A Comissão de Honorário Médicos de Rondônia foi recentemente criada, se mobiliza pela primeira vez por melhorias na saúde suplementar. No estado, o atendimento será suspenso no período de 15 a 17 de outubro.
SíO PAULO – Os médicos do estado decidiram paralisar o atendimento eletivo aos planos de 10 a 18 de outubro como protesto contra práticas abusivas das empresas e a defasagem inaceitável dos procedimentos médicos. As lideranças aprovaram a suspensão do atendimento ao grupo de operadoras que não aceitaram negociar com a classe médica ou não enviaram propostas concretas até o momento.
campanha
Dia do Médico
Comemorações
XXX COMAPI