Hero noticias

AMB-PI e SIMEPI rebatem culpabilização prévia de médico

NOTA

Data de publicação: Quarta, 31/01/2024, 15:40h.

AMB-PI e SIMEPI rebatem culpabilização prévia de médico

NOTA 
 

Diante dos fatos relatados em mídia, envolvendo discussão acerca de procedimento médico realizado em um hospital particular de Teresina por médica que possui registro de qualificação (RQE) em endoscopia, a Associação Médica Brasileira Secção Piauí e o Sindicato dos Médicos do Piauí destacam a necessidade de apuração dos fatos sem criminalização e culpabilização prévia, tendo em vista os princípios constitucionais da ampla defesa e contraditório, que são basilares do ordemamento jurídico pátrio e compõem o arcabouço legal, que é garantido a qualquer cidadão brasileiro. 

Isto também se coaduna com o cumprimento às normas internacionais que, assim como a Constituição Federal de 1988, têm como coluna vertebral a dignidade da pessoa humana em toda sua completude, visando manter as bases da sociedade civil.  Importante se destacar o quão danoso para a sociedade é a culpabilização sem a prévia apuração mediante o devido processo legal, que incluim as esferas administrativo-ética, civil e penal. 

Destacamos que o assoberbamento é danoso e traz consequências irreparáveis a todos. Diante disso, a AMB-PI manifesta-se a que se  imponha os princípios constitucionais do devido processo legal, da ampla defesa e do contraditório como norte de toda atuação médica, estando adstritos ao que preconiza o Código de Ética Médica.

 

ASSOCIAÇÃO MÉDICA BRASILEIRA SECÇÃO PIAUÍ

SINDICATO DOS MÉDICOS DO PIAUÍ



Mais notícias

Assembleia Geral  trata hoje da revitalização do Clube dos Médicos
Segunda, 30 de Junho de 2025, 11:20h

Assembleia Geral trata hoje da revitalização do Clube dos Médicos

Terreno

Diretoria da AMB-PI convoca sócios para Assembleia Geral
Quinta, 12 de Junho de 2025, 09:26h

Diretoria da AMB-PI convoca sócios para Assembleia Geral

Dia 30 de junho