Hero noticias

SBR alerta sobre vacinação contra febre amarela

Pessoas com doença reumática devem ficar atentas quanto à vacina

Data de publicação: Sexta, 19/01/2018, 11:20h.

Internet SBR alerta sobre vacinação contra febre amarela

Várias regiões do Brasil vivenciam crescente número de casos de febre amarela – doença transmitida pela picada de um mosquito infectado (a transmissão não é de pessoa para pessoa) e a proteção mais eficaz é a vacina, que pode ser obtida em postos de saúde e clínicas particulares de vacinação. Entretanto, existem algumas restrições, como informa a SBR, incluindo pacientes em tratamento com terapias imunossupressoras e em uso com medicamentos “modificadores da doença”, como alguns dos biológicos usados no tratamento de doenças reumáticas, entre outras.

“As doenças reumáticas não são o motivo principal da contraindicação – mas sim um conjunto de fatores como os tipos e doses de medicamentos utilizados no tratamento. Por isso, é importante que antes de buscar uma vacinação por conta própria, o paciente deve conversar com seu médico, para avaliação e orientação. Pacientes com doenças reumáticas que não utilizam medicamentos imunossupressores, como aqueles que convivem com artrose, osteoporose, gota, entre outras doenças, podem ser vacinados seguindo a orientação médica”, afirma Dr. Fernando Neubarth, ouvidor da SBR e ex-presidente da entidade.

Para mais informação, acesse www.reumatologia.org.br e nota técnica sobre assunto em https://www.reumatologia.org.br/pacientes/orientacoes-ao-paciente/sbr-nota-tecnica-febre-amarela-2-atualizacao/

SOBRE A SBR – A Sociedade Brasileira de Reumatologia – SBR é uma associação civil científica, sem fins lucrativos, fundada em 1949, com o objetivo de promover o desenvolvimento cientifico e da especialidade no Brasil. Hoje, conta com mais de 2 mil associados, distribuídos em 24 sociedades regionais estaduais e mantém assessorias e comissões científicas por áreas de especialidade, além de representações em associações nacionais e internacionais e junto ao Ministério da Saúde. A SBR é responsável pela certificação de especialistas em reumatologia, área médica que engloba mais de 120 diferentes doenças. É filiada à Associação Médica Brasileira. 


Fonte: DINO SP



Mais notícias

AMB mostra repúdio e indignação com o Decreto nº 11.999 
Quarta, 24 de Abril de 2024, 09:15h

AMB mostra repúdio e indignação com o Decreto nº 11.999 

Residência Médica

Participe do 2º Congresso de Medicina Geral. Inscrições abertas
Segunda, 22 de Abril de 2024, 16:45h

Participe do 2º Congresso de Medicina Geral. Inscrições abertas

São Paulo

AMB-PI apoia e participa do Simpósio do Dia Mundial do Rim
Quinta, 14 de Março de 2024, 15:23h

AMB-PI apoia e participa do Simpósio do Dia Mundial do Rim

Científico