Hero noticias

Outubro Rosa alerta mulheres sobre o cancêr de mama

Uma em cada oito mulheres desenvolverá câncer de mama ao longo de suas vidas.

Data de publicação: Terça, 03/10/2017, 07:44h.

Internet Outubro Rosa alerta mulheres sobre o cancêr de mama

A prevenção do câncer de mama pode ser classificada como primário ou secundário.

No primeiro caso, trata-se de adotar um estilo de vida saudável, eliminando todos aqueles hábitos prejudiciais à saúde, como estilo de vida sedentário, tabagismo ou consumo de álcool, ou abuso de alimentos ricos em gorduras ou açúcar.

Uma dieta equilibrada, baseada na dieta mediterrânea, evitando sobrepeso, não se expor ao sol sem proteção, e realizar atividades físicas moderadas regularmente são as melhores dicas para reduzir o risco de desenvolver qualquer tipo de câncer.

No caso do câncer de mama, a prevenção secundária para prevenir o desenvolvimento desses tumores é baseada em um diagnóstico precoce, que detecta a doença em seus estágios iniciais para estabelecer o tratamento mais adequado o mais rápido possível.

Alternativas para o câncer de mama hereditário incluem a administração de quimioterapia preventiva ou a remoção de glândulas mamárias saudáveis, o que é conhecido como mastectomia profilática, para minimizar a chance de um tumor se desenvolver nesse tecido.

Mutação genética e câncer

Em pessoas que possuem um gene que houve mutação, os tipos mais frequentes de câncer são mama e ovário, mas também têm predisposição a outros tipos de tumores como melanoma ou o câncer do cólon.

Esses pacientes precisam ser acompanhados de perto e realizar testes como mamografia, ultrassom de mama ou ressonância magnética periodicamente.

A fim de minimizar o alto risco envolvido, em alguns casos, medidas como a administração de quimioterapia preventiva ou quimioprofilaxia, e até mesmo a mastectomia profilática (remoção de glândulas mamárias saudáveis) também seriam justificadas em certos casos.

Pacientes que tiveram câncer de mama ou do ovário, ou têm uma história familiar próxima com este tipo de tumores, devem conversar com o seu médico para que possam ser feitos exames mais periódicos.

Na unidade, testes genéticos são realizados, através de exames de sangue ou biópsia para verificar se o paciente apresenta os genes mutados que favorecem o desenvolvimento de um câncer.

A porcentagem global de cânceres hereditários é pequena, cerca de 5%, para câncer de mama e ovário então, por isso poucas pessoas costumam apresentar os genes com mutação.

O que é a mastectomia profilática?

A mastectomia profilática implica a remoção cirúrgica das glândulas mamárias saudáveis, a fim de prevenir o desenvolvimento de um tumor canceroso no tecido, e estima-se reduzir 90 a 95 por cento possibilidades de ter câncer da mama.

É uma medida apenas recomendada para pessoas que, como a famosa atriz americana Angelina Jolie, mutaram o gene BRCA. É uma decisão que deve ser muito consensual e concordada com o geneticista e com o oncologista.

A mastectomia profilática é diferente da que é praticada quando um tumor já se desenvolveu. Neste caso, uma pequena quantidade de tecido mamário é geralmente deixado além da pele complexa e da aréola do mamilo.

Pelo contrário, a intervenção que é realizada quando o câncer já apareceu é mais radical, e muitas vezes o peito inteiro é removido, embora isso dependa dos casos, já que agora existem cirurgias conservadoras.

Na maioria dos casos em que a pessoa tenha um risco tão alto quanto a de Angelina Jolie possa submetida a esse tratamento cirúrgico. Nem todas as pessoas que tiveram câncer de mama ou têm um histórico familiar possuem esse gene mutado, mas se eles tiverem o gene mutado, você deve tomar medidas radicais.

Para conseguir mais detalhes sobre o câncer de mama e a prevenção passo a passo do especialista, entre no seu navegador e digite beleza.blog.br tudo está na matéria: 27 principais sinais de câncer de mama: câncer de mama dói.


Fonte: DINO



Mais notícias

SBR alerta sobre vacinação contra febre amarela
Sexta, 19 de Janeiro de 2018, 11:20h

SBR alerta sobre vacinação contra febre amarela

Pessoas com doença reumática devem ficar atentas quanto à vacina

Música auxilia no tratamento de problemas sociais e outras doenças
Quarta, 03 de Janeiro de 2018, 08:45h

Música auxilia no tratamento de problemas sociais e outras doenças

A musicoterapia auxilia pacientes com as mais diversas dificuldades

AMB apoia as mudanças na atual política nacional de saúde mental
Quarta, 13 de Dezembro de 2017, 18:48h

AMB apoia as mudanças na atual política nacional de saúde mental

O posicionamento da AMB foi encaminhado, nesta quarta-feira (13) ao Ministro da Saúde em Brasília.

'Dezembro Laranja' alerta sobre o câncer de pele
Quinta, 07 de Dezembro de 2017, 16:48h

'Dezembro Laranja' alerta sobre o câncer de pele

Com a mensagem " Se exponha, mais não se queime", a SBD chama para prevenção do câncer de pele.