Hero noticias

Diretoria do CFM está em Teresina e AMB -Pi participa das reuniões

Evento trata de temas importantes para a saúde no Estado

Data de publicação: Sexta, 07/07/2017, 10:51h.

Ass.Imprensa CRM-PI Diretoria do CFM está em Teresina e AMB -Pi participa das reuniões Reunião do CFM e conselheiros federais do Piauí, com conselheiros do CRM-PI e sua Diretoria

A Reunião da Diretoria do Conselho Federal de Medicina – CFM e conselheiros federais do Piauí, com conselheiros do Conselho Regional de Medicina do Estado do Piauí – CRM-PI e sua Diretoria abriu na manhã de ontem (06) o Encontro Nacional do CFM no Piauí. O evento que segue até esta sexta-feira (07) como parte da programação, realizou também ontem a  a reunião da Diretoria do CFM com presidentes de CRMs de todo país. Um dos temas mais discutidos e comentados na reuniã foi sobre fiscalização. Segundo o presidente do CFM, presente à reunião, Dr. Carlos Vital Tavares Corrêa Lima, o pilar dos Conselhos em todo país é a sua função de fiscalizar, dentro de sua área de competência, no sentido de denunciar e cobrar desvios, falta de estrutura no sistema de saúde, bem como fiscalizar o sistema privado também. Os trabalhos foram conduzidos pela presidente do CRM-PI, Drª Mírian Palha Dias Parente.

Com relação ao assunto fiscalização, alguns diretores do CFM reforçaram a importância dos conselheiros nos estados, porque são eles quem podem e devem dar sua contribuição para a melhoria da saúde, que resultará na qualidade de vida da sociedade, melhor assistida. A Resolução CM nº2056/2013 foi amplamente ressaltada na reunião. A mesma foi melhor explicada pelo seu coordenador, o Diretor Fiscal do CFM e 3º vice-presidente, Emmanuel Fortes. A Resolução estabelece parâmetros para fiscalizações em hospitais; a mesma passou por várias atualizações e os conselheiros nos Estados precisam estar atentos às suas mudanças, entre elas os recursos do CRVirtual, que á plataforma totalmente digital de fiscalização usada pelo sistema conselhal. Foi melhor aludida a questão do uso do tablet, que passou por várias etapas de transformação quanto ao uso, a questão da fiscalização como normatização e a defesa da sociedade, que não pode mais ficar à mercê de irregularidades no sistema de saúde público.

A reunião do CFM com os conselheiros do CRM-PI, também trouxe várias outras questões, como o crescimento de cursos de medicina, sem estrutura adequada para formar bons profissionais, bem como a melhoria das plataformas de comunicação. O conselheiro federal do Piauí, psiquiatra Leonardo Sérvio Luz, falou sobre a melhoria da comunicação dos conselhos nos estados, utilizando-se de plataformas de mídias digitais, como o Instagram. Ele também abordou a falta de estrutura no Piauí para pacientes psiquiátricos, citando os escândalos de maus tratos e as péssimas condições do extinto Hospital Penitenciário Valter Alencar, de portas fechadas desde o ano passado.

O conselheiro e secretário geral do CRM-PI, Dr. Ricardo Moura Fé, afirmou que é de suma importância a reunião com o staff do CFM com os conselheiros piauienses, porque há uma satisfatória troca de experiências. “A presença do Conselho Federal aqui é importante porque eles puderam ouvir nossas demandas, nossas necessidades e nós aprendemos com eles, como agir e como defender o médico e a medicina, diante do sucateamento da saúde e das escolas médicas, então teremos mais conhecimentos para atuar melhor. E a função precípua do CRM é fiscalizar a atuação médica, mas também orientar, defender a qualidade do atendimento médico, fiscalizar as condições de trabalho e defender uma saúde digna para a sociedade”.

 


Fonte: Ass. Imprensa CRM-PI



Mais notícias

AMB-PI apoia e participa do Simpósio do Dia Mundial do Rim
Quinta, 14 de Março de 2024, 15:23h

AMB-PI apoia e participa do Simpósio do Dia Mundial do Rim

Científico

AMB-PI participa de reunião para solução de problemas no HUT
Terça, 12 de Março de 2024, 17:17h

AMB-PI participa de reunião para solução de problemas no HUT

CRM-PI

Congresso da Rede de Urgência e Emergência tem a presença da AMB-PI
Quinta, 29 de Fevereiro de 2024, 14:13h

Congresso da Rede de Urgência e Emergência tem a presença da AMB-PI

Técnico-científico

Panegírico em homenagem ao Dr. João Orlando Ribeiro Gonçalves
Quarta, 21 de Fevereiro de 2024, 11:19h

Panegírico em homenagem ao Dr. João Orlando Ribeiro Gonçalves

Academia de Medicina