Hero noticias

Muitas palestras movimentam o XV CMP e III Congresso Sampi

Na sexta e neste sábado dezesseis especialidades médicas em pauta

Data de publicação: Sábado, 11/03/2017, 16:54h.

Ascom AMB-PI Muitas palestras movimentam o XV CMP e III Congresso Sampi Salas lotadas no XV Congresso Médico do Piauí

O que chama a atenção dos participantes do XV Congresso Médico/III Congresso Sampi é a versatilidade com que várias palestras ocorrem ao mesmo tempo. Uma farra de conhecimento para acadêmicos e uma oportunidade ímpar para os profissionais que podem se atualizar e trocar experiências, nesse ambiente, que nada parece com bancos acadêmicos. Assim tem sido o circuito de palestras e mesas redondas que, ontem, abordaram assuntos como manejo hídrico na IRA, Distúrbio ácido-básico na injúria renal aguda, Anassem: impactos positivos e negativos, Cirúrgia cardiaca minimamente invasiva, dentre outras.

Mais não foram apenas conteúdos técnicos que pautaram o congresso. Temas como 'Quais os limites de médicos e acadêmicos nas redes sociais?', também foram discutidos. O médico urologista, Dr. Emmanuel Fontes, que sempre foi uma grande parceiro do Congresso Médico do Piauí, foi o encarregado de tratar do tema na manhã da sexta (11). A palestra levantou questões sobre a conduta ética dos profissionais da saúde quando se utilizam das redes sociais para mostrarem algum fato médico. Dr. Emmanuel foi presidente do Conselho Regional de Medicina e sempre se preocupou em como profissionais médicos devem usar das mídias tecnológicas no exercício de suas atividades, e jamais esquecer de que manter o respeito pela vida humana é uma prerrogativa do médico. Tudo com muita ética.

O uso de medicamentos, suas indicações e avanços foram temas ainda na sexta. O presidente do XV CMP e da AMB-PI, Elisiário Júnior, que é cardiologista, palestrou sobre ' Novos anticoagulantes orais: o que os estudos atuais dizem?'. Dr. Elisiário é uma referência na cardiologia piauiense. O anticoagulante é um medicamento  usado para evitar que o sangue forme coágulos dentro dos vasos, situação em que são  chamados de trombos pelos médicos. A importância da indicação correta desse remédio pelo médico é fundamental no tratamento de pacientes com maior risco de trombose por outras condições (como os que tem válvula metálica ou um ritmo irregular no coração, chamada fibrilação atrial) e aqueles que desenvolveram coágulos  (trombo) anteriormente, como as pessoas que tiveram derrame, ataque cardíaco, trombose venosa profunda (TVP, trombo em veia profunda, em geral na perna) e embolia pulmonar (TEP, onde o coágulo das pernas, chamado de êmbolo, se desloca para o pulmão) e ainda os que desenvolveram coágulos prejudiciais anteriormente, incluindo os que tiveram derrame, ataque cardíaco, trombose venosa profunda ou TVP (trombo em veia profunda, em geral na perna) e embolia pulmonar (onde o coágulo das pernas, chamado de êmbolo, se desloca para o pulmão).

Neste sábado os módulos discutidos foram gastrologia, neonatologia, infectologia, novas tecnologias, emergência, medicina esportiva, neurologia, ginecologia. Além deles os cursos práticos de raciocínio clínico, suturas, macgyver, radiologia anatômica. O evento tem o apoio Governo do Piauí, LEMS, Hospital Francisco Vilar, gráfica Sieart, CRM-PI, Centroimagem, Floricultura Li, BESTMED, Unimed, MEDCEL.

 

  

 

  



Mais notícias

AMB-PI apoia e participa do Simpósio do Dia Mundial do Rim
Quinta, 14 de Março de 2024, 15:23h

AMB-PI apoia e participa do Simpósio do Dia Mundial do Rim

Científico

AMB-PI participa de reunião para solução de problemas no HUT
Terça, 12 de Março de 2024, 17:17h

AMB-PI participa de reunião para solução de problemas no HUT

CRM-PI

Congresso da Rede de Urgência e Emergência tem a presença da AMB-PI
Quinta, 29 de Fevereiro de 2024, 14:13h

Congresso da Rede de Urgência e Emergência tem a presença da AMB-PI

Técnico-científico

Panegírico em homenagem ao Dr. João Orlando Ribeiro Gonçalves
Quarta, 21 de Fevereiro de 2024, 11:19h

Panegírico em homenagem ao Dr. João Orlando Ribeiro Gonçalves

Academia de Medicina