Hero noticias

Mamografia com contraste promove diagnóstico eficaz do câncer de mama

O exame com contraste é utilizado em pacientes de alto risco.

Data de publicação: Quinta, 27/10/2016, 13:09h.

Internet Mamografia com contraste promove diagnóstico eficaz do câncer de mama

O foco da campanha Outubro Rosa, promovida em diversos países, é alertar as mulheres sobre a importância da prevenção do câncer de mama. A mamografia com contraste surge como uma grande aliada nessa luta. O método, que detecta o tumor ainda em estágio inicial, já faz parte dos exames de rotina há cerca de cinco anos na Europa e aproximadamente um ano nos EUA.

Uma clínica especializada em São Paulo oferece esse exame há dois anos, garantindo o diagnóstico mais eficaz possível a suas pacientes. “A mamografia com contraste é revolucionária e rara na medicina. É um exame muito preciso, que tem potencial de redução de custos, diminuindo o número de biopsias e exames desnecessários. Em comparação com a ressonância magnética, o procedimento é mais simples, rápido, acessível e confortável”, explica o médico radiologista Dr. Guilherme Rossi.

A técnica é semelhante à mamografia digital convencional associada ao contraste iodado. Em média, são necessários cinco minutos para obter as imagens na tela e é possível ter um laudo do exame em até dois minutos. Já a ressonância magnética demora entre 25 e 30 minutos para ser realizada, e de cinco a dez minutos para oferecer um diagnóstico do exame alterado.

Rossi destaca que o risco de alguma paciente apresentar uma reação alérgica é muito pequeno, com proporção de reações alérgicas graves de apenas 0,04% (2,3 casos a cada um milhão de aplicações). Atualmente, o exame é utilizado em pacientes de alto risco, com mamas densas, que já tiveram câncer, com antecedentes familiares, mulheres claustrofóbicas ou que usem marca-passo e/ou aparelhos metálicos.

 


Fonte: DINO (SP)



Mais notícias

AMB-PI apoia e participa do Simpósio do Dia Mundial do Rim
Quinta, 14 de Março de 2024, 15:23h

AMB-PI apoia e participa do Simpósio do Dia Mundial do Rim

Científico

AMB-PI participa de reunião para solução de problemas no HUT
Terça, 12 de Março de 2024, 17:17h

AMB-PI participa de reunião para solução de problemas no HUT

CRM-PI

Congresso da Rede de Urgência e Emergência tem a presença da AMB-PI
Quinta, 29 de Fevereiro de 2024, 14:13h

Congresso da Rede de Urgência e Emergência tem a presença da AMB-PI

Técnico-científico

Panegírico em homenagem ao Dr. João Orlando Ribeiro Gonçalves
Quarta, 21 de Fevereiro de 2024, 11:19h

Panegírico em homenagem ao Dr. João Orlando Ribeiro Gonçalves

Academia de Medicina