Hero noticias

Hipertensão Arterial é assunto no dia de prevenção e combate à doença.

Mais de 32 milhões de brasileiros não controlam a hipertensão e podem morrer cedo, segundo a SBC.

Data de publicação: Terça, 26/04/2016, 15:30h.

Internet Hipertensão Arterial é assunto no dia de prevenção e combate à doença.

As doenças cardiovasculares são as principais causas de morte no Brasil com 350 mil óbitos todos os anos. Um dos principais fatores de risco é a hipertensão que controlada poderia evitar 57,5 mil mortes por ano por infartos e 63 mil óbitos anuais por AVCs. Para o Departamento de Hipertensão da Sociedade Brasileira de Cardiologia, tomar o medicamento diariamente, quando prescrito e que está disponível gratuitamente na rede pública de saúde, faz toda a diferença.

A entidade está lançando hoje, no Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, mais uma etapa da campanha "Eu sou 12 por 8", que está no sétimo ano. O objetivo é conscientizar os hipertensos a não largarem o tratamento isso porque 80,4% negligenciam a doença e não tomam regularmente o remédio prescrito pelo médico. Os dados fazem parte da compilação de 14 estudos populacionais brasileiros feitos nos últimos 15 anos. Os índices brasileiros são muito baixos se comparados aos dos Estados Unidos, onde 53% dos hipertensos têm a pressão controlada com o tratamento ou ainda no Canadá, onde este índice chega a 68%.

 A hipertensão não controlada provoca metade dos infartos no Brasil, que matam 115 mil pessoas por ano e ainda é responsável por mais da metade dos AVCs, com 105 mil óbitos. Nos últimos 20 anos constatou que a doença afeta 32,5% da população adulta. Na faixa de 60 a 69 anos, atinge mais de 50% das pessoas e 75% daqueles acima de 70 anos.

 A  hipertensão é, na maioria das vezes, silenciosa, ou seja, não apresenta sintomas. Basta fazer a medição de forma adequada para descobrir o problema e iniciar um tratamento, que deve ser feito sempre com orientação de um médico.

 


Fonte: SBC-PI



Mais notícias

AMB-PI apoia e participa do Simpósio do Dia Mundial do Rim
Quinta, 14 de Março de 2024, 15:23h

AMB-PI apoia e participa do Simpósio do Dia Mundial do Rim

Científico

AMB-PI participa de reunião para solução de problemas no HUT
Terça, 12 de Março de 2024, 17:17h

AMB-PI participa de reunião para solução de problemas no HUT

CRM-PI

Congresso da Rede de Urgência e Emergência tem a presença da AMB-PI
Quinta, 29 de Fevereiro de 2024, 14:13h

Congresso da Rede de Urgência e Emergência tem a presença da AMB-PI

Técnico-científico