Hero noticias

Ministro da Saúde recebe proposta de carreira do Sistema Único de Saúde

Ministro da Saúde recebe proposta de carreira do Sistema Único de Saúde

Data de publicação: Quinta, 27/12/2012, 18:55h.

A Comissão criada para elaborar carreira especial do Sistema Único de Saúde, que tem como objetivo melhorar a distribuição de profissionais do SUS, se reuniu nesta terça-feira (15) com o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, para apresentar a proposta, voltada para aqueles que decidirem trabalhar em regiões distantes e com déficit de profissionais. A expectativa é de que o ministro entregue ao seu sucessor o resultado do trabalho para que ele seja implementado. 

O secretário de Comunicação da Federação Nacional dos Médicos, Waldir Cardoso, que é membro da Comissão, disse que de 500 a mil municí­pios brasileiros podem ser beneficiados. 

"São municí­pios que têm extremas dificuldades ou não têm esses profissionais", afirmou Waldir Cardoso, acrescentando que "essa é uma iniciativa importantí­ssima do Ministério da Saúde no sentido de garantir o acesso da população à  atenção à  saúde".

Em princí­pio, a carreira terá como prioridade a fixação de médicos, cirurgiões-dentistas e enfermeiros na atenção básica em áreas de difí­cil acesso e provimento, no âmbito do Sistema Único de Saúde. As especialidades médicas prioritárias serão a de generalista, clí­nica geral, saúde da famí­lia e clí­nicas básicas.

Os profissionais terão ingresso por meio de concurso de provas e tí­tulos e serão regidos pelo Regime Jurí­dico Único dos Servidores Públicos (Lei 8.112/90). 

Conclusão dos trabalhos

De acordo com a portaria que criou a Comissão (2.169, de 28 de julho de 2010) o grupo, formado por representantes do Ministério da Saúde, da Federação Nacional dos Médicos, dos Conselhos Federais de Medicina (CFM), de Enfermagem (Cofen) e de Odontologia (CFO), além dos Conselhos Nacionais dos Secretários Estaduais de Saúde (Conass) e de Secretários Municipais de Saúde (Conasems), teria 90 dias para concluir os trabalhos. Até o momento, o documento base está completo, restando ainda alguns detalhes a serem definidos, o que deve prorrogar o trabalho da Comissão no próximo semestre.



Mais notícias

AMB mostra repúdio e indignação com o Decreto nº 11.999 
Quarta, 24 de Abril de 2024, 09:15h

AMB mostra repúdio e indignação com o Decreto nº 11.999 

Residência Médica

Participe do 2º Congresso de Medicina Geral. Inscrições abertas
Segunda, 22 de Abril de 2024, 16:45h

Participe do 2º Congresso de Medicina Geral. Inscrições abertas

São Paulo

AMB-PI apoia e participa do Simpósio do Dia Mundial do Rim
Quinta, 14 de Março de 2024, 15:23h

AMB-PI apoia e participa do Simpósio do Dia Mundial do Rim

Científico