Hero noticias

Ministro Temporão assume compromissos com entidades médicas nacionais

Ministro Temporão assume compromissos com entidades médicas nacionais

Data de publicação: Quinta, 27/12/2012, 18:53h.

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, assumiu o compromisso junto à s entidades médicas nacionais de estimular a busca de uma solução para o impasse surgido entre operadoras de planos de saúde e profissionais da Medicina. Ele afirmou aos presidentes do Conselho Federal de Medicina (CFM), Roberto Luiz d'Avila, da Associação Médica Brasileira (AMB), José Luiz Gomes do Amaral, e da Federação Nacional dos Médicos (Fenam), Cid Carvalhaes, que agendará uma reunião com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para discutir o tema.

O encontro com o ministro, que durou cerca de uma hora, fechou a Mobilização Nacional pela Valorização do Médico e da Assistência em Saúde no Brasil, realizada nesta terça-feira (26), em Brasí­lia. O ato fez parte das comemorações do Dia do Médico.  Nesta data, cerca de 300 profissionais dirigiram suas reivindicações a parlamentares, ao Ministério da Saúde e à  sociedade.

Com relação à  saúde suplementar, percebe-se um acirramento da tensão nos últimos meses. Médicos de diferentes especialidades – anestesiologia, obstétrica, pediatria, entre outros – organizaram movimentos de protesto contra os baixos honorários e a intervenção crescente das empresas na autonomia dos profissionais. Os dados informam que mais de 90% dos médicos denunciam este tipo de interferência. Por outro lado, os médicos acusam perdas progressivas nos valores recebidos. Nos últimos 11 anos, as operadoras de saúde elevaram em 136,65% os valores das suas mensalidades, enquanto os médicos receberam, em média, somente 60% de reajuste nos honorários. No mesmo perí­odo, a inflação acumulada foi de 105%.

Agenda da Saúde 

Para Temporão, dois temas se impõem na agenda polí­tica da saúde em 2011: a solução para o problema do subfinanciamento do SUS e a implementação de uma lógica efetiva de regulação entre médicos e operadoras no âmbito da saúde suplementar. “Assistimos a instalação de um cenário de crise. As especialidades se organizam nos estados e as suspensões no atendimento já aconteceram em vários locais. Trata-se de uma insatisfação que tem surgido na base do movimento é que se torna de difí­cil controle. Percebemos que boa parte deste contexto que penaliza usuários e profissionais se deve à  lentidão com que avançam as negociações”, pontuou o presidente do CFM.

Com relação à  aprovação da lei que regulamenta a Emenda Constitucional 29, uma medida que pode garantir uma fonte de recursos estável e crescente para o Sistema Único de Saúde, o ministro afirmou que se trata de tema com “ensurdecedor consenso”. De acordo com Temporão, “ninguém tolera mais a postergação dessa medida”. O posicionamento do ministro veio em resposta ao pleito das lideranças médicas, que cobraram engajamento dos gestores do SUS para acelerar o processo de votação da medida, que se arrasta há quase uma década pelo Congresso Nacional.

Estudos comprovam que esta demora tem causado problemas sérios. A demora em resolver esse impasse tornou o Brasil a sede do sistema universal de acesso à  saúde com menor financiamento público. Em 1995, de todo o dinheiro que se gastava com saúde no Brasil, 62% era público (da União, dos Estados e dos municí­pios) e 38% era privado. Já em 2009, a proporção do gasto público havia minguado para 47% e o privado já era responsável por 53%. O contraste é grande ao compararmos nossa situação com a de paí­ses europeus, que destinam, em média, 8% de sua riqueza nacional à  saúde. No caso do Brasil, essa vinculação fica em torno de 4%.

Situação do médico

Durante a reunião, no gabinete do ministro, em Brasí­lia, o 2º vice-presidente do CFM, Aloí­sio Tibiriçá, cobrou também uma ação efetiva do Ministério da Saúde para lutar contra o contexto que tem levado à  precarização do trabalho médico. “Essa questão nos aflige. Já apresentamos uma proposta concreta, por meio de um Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos”, afirmou.

Fonte: CFM

Veja Também 27-10-2010



Mais notícias

AMB-PI apoia e participa do Simpósio do Dia Mundial do Rim
Quinta, 14 de Março de 2024, 15:23h

AMB-PI apoia e participa do Simpósio do Dia Mundial do Rim

Científico

AMB-PI participa de reunião para solução de problemas no HUT
Terça, 12 de Março de 2024, 17:17h

AMB-PI participa de reunião para solução de problemas no HUT

CRM-PI

Congresso da Rede de Urgência e Emergência tem a presença da AMB-PI
Quinta, 29 de Fevereiro de 2024, 14:13h

Congresso da Rede de Urgência e Emergência tem a presença da AMB-PI

Técnico-científico