Hero noticias

Dirigentes de entidades preocupados com novas propostas de avaliação dos programas de residência médica

Dirigentes de entidades preocupados com novas propostas de avaliação dos programas de residência médica

Data de publicação: Quinta, 27/12/2012, 18:52h.

O presidente da Federação Nacional dos Médicos, Cid Carvalhaes, participou nesta quarta-feira (6) de reunião com a secretária de Educação Superior do Ministério da Educação, Maria Paula Bucci, para debater o marco regulatório da residência médica. Uma minuta de um decreto apresentada pelo Ministério da Educação (MEC) prevê mudanças na prática das avaliações nos processos de renovação, fiscalização, autorização e abertura de novos programas de residência, além de alterar a atual composição da Comissão Nacional de Residência Médica, responsável por essas avaliações. A minuta do decreto também descaracteriza o controle da residência médica, realizado exclusivamente por médicos, e inclui novos membros do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde(CONASEMS) na comissão.

Representantes da FENAM, bem como do Conselho Federal de Medicina, manifestaram, durante a reunião, a preocupação das entidades médicas em relação ao assunto e vão apresentar sugestões para que a qualidade do ensino médico do paí­s não seja prejudicada com a adoção de novas regras. Cid Carvalhaes informou que representantes do Ministério da Educação se mostraram receptivos à s preocupações e sugestões das entidades médicas. 

"A FENAM está sempre vigilante em todos os passos da formação médica. Essas modificações propostas pelo MEC, trazem algumas preocupações e muitos desconfortos. Então, o objetivo foi manifestar nossas preocupações à  secretária e abrir um espaço de diálogo. A reunião é o iní­cio de um processo e queremos que este debate continue, que se aprofunde, se aperfeiçoe e que, no final de tudo isso, tenhamos um avanço no processo da residência médica do paí­s", disse Cid Carvalhes.

O encontro também contou com a presença da Secretária Executiva da Comissão Nacional de Residência Médica, Maria do Patrocí­nio, do vice-presidente do Conselho Federal de Medicina, Carlos Vital, e de diretores da Associação Brasileira de Ensino Médico e de hospitais de residência.

Fonte : Taciana Giesel, com edição de Denise Teixeira



Mais notícias

AMB mostra repúdio e indignação com o Decreto nº 11.999 
Quarta, 24 de Abril de 2024, 09:15h

AMB mostra repúdio e indignação com o Decreto nº 11.999 

Residência Médica

Participe do 2º Congresso de Medicina Geral. Inscrições abertas
Segunda, 22 de Abril de 2024, 16:45h

Participe do 2º Congresso de Medicina Geral. Inscrições abertas

São Paulo

AMB-PI apoia e participa do Simpósio do Dia Mundial do Rim
Quinta, 14 de Março de 2024, 15:23h

AMB-PI apoia e participa do Simpósio do Dia Mundial do Rim

Científico